A Saúde dos Esquimós

Nenhuma população do mundo inclui tanta gordura na dieta como os esquimós. E apesar disso eles apresentam a mais baixa taxa de doenças coronarias. Isto porque quase toda a gordura que consomem são insaturadas, provenientes do peixe e da foca.

• Os esquimós comem basicamente peixes de águas frias, cozidos ou crus, que contêm grande quantidade de ômega-3, um ácido graxo poliinsaturado. O ômega-3 existe nas algas-marinhas, que servem de alimento para este tipo de peixe.

ACIDOS GRAXOS OMEGA 3

A pesquisa sobre os ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 começou a partir de estudos sobre a dieta dos esquimós, tendo por base evidências epidemiológicas de menor incidência de doenças cardiovasculares neste grupo. Interessantemente trata-se de uma dieta cuja base é carne crua de diversos animais.

Descobriu-se então que o fator de proteção são alguns os ácidos graxos ômega 3, presentes em grande quantidade em alguns peixes de regiões frias, principalmente salmão, atum e truta, consumidos abundantemente pelos esquimós.

Se não forem consumidos a partir de fontes externas que são peixes gordurosos de regiões frias, e alguns óleos vegetais como os de nozes e linhaça, estes compostos não são produzidos no corpo humano.

Eles diminuem os níveis de colesterol total, e mais ainda os níveis de triglicérides. Como a uma redução nos níveis de triglicérides corresponde um aumento nos níveis de HDL, este é outro benefício que eles proporcionam. Além disso, estes ácidos graxos funcionam como antiagregantes plaquetários. Pesquisa-se também um efeito vasodilatador direto, aparentemente, em doses muito altas, os omega-3 funcionam como hipotensores. Ao que tudo indica os efeito variados destes ácidos graxos ocorrem porque eles servem como tijolos para formar eicosanóides e prostaglandinas, substâncias que atuam como mediadores de várias funções, inclusive no controle da pressão arterial e do metabolismo lipídico.

Em 1999 foi publicado artigo italiano mostrando que o consumo de um cápsula diária de óleo de peixe diminui em 10% o risco de eventos cardiovasculares(IAM,AVC,morte) em homens com IAM prévio. Nos ´guidelines´ dietéticos de outubro de 2000, da American Heart Association incluiu pela primeira vez, duas porções semanais de peixes gordurosos como atum ou salmão. O consumo de peixe traz uma vantagem dupla: além de trazer os benefícios do consumo de ácidos graxos ômega 3, leva a um menor consumo de carne, e portanto, menores níveis de gorduras saturadas e colesterol.

• Prefira peixes de águas frias: salmão, bacalhau, atum, truta. São peixes de águas quentes: linguado, congro, pescada, garoupa, camarão, lagosta.

ReferênciasBibliográficas:
Recorte de Revista NSP (número desconhecido)
Site Classiclife - www.classiclife.com.br
Sociedade Brasileira de Hipertensão - http://www.sbh.org.br/publico/informacoes/faq/resposta14_omega.htm